Efson


Naceu no Morro da Caixa D'Água, no Largo do Tanque, bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Anos depois a família mudou-se para o Morro dos Macacos, em Vila Isabel. O pai, Seu Eduardo Ferreira, foi flautista amador. Seu tio, por parte de mãe, Rosário foi compositor, passista e um dos fundadores da Escola de Samba Unidos de Vila Isabe. O outro tio Tião de Nada, também foi passista da mesma escola, além de tocar vários instrumentos na bateria.

Após os dez anos de idade participou do coral e da banda da Escola de Agrícola Artur Bernardes, em Viçosa (MG), banda na qual também tocava trombone. Na década de 1960, a convite do Maestro Pedrote, atuou como cronner em boates do Rio de Janeiro. Por essa época, participou de programas de calouros, tais como "A Buzina do Chacrinha". Na década de 1970 passou a freqüentar o Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos, para o qual compôs, em parceria com Odibar, o samba-empolgação "Hoje eu vou querer". Neste mesma época, a convite de Natal da Portela, ingressou na Ala de Compositores da escola.

Na década de 1970, a convite de Zuzuca do Salgueiro, participou do LP "A Fina Flor do Partido Alto" ao lado de vários artistas novos, entre os quais Neguinho da Beija-Flor. Em 1983, sua composição "Firme e forte" (c/ Nei Lopes) foi gravada por Beth Carvalho no LP "Suor no rosto".
Em 1986, Alcione gravou pela RCA Victor o disco "Fruto e raiz", que incluiu "Bololô" (c/ Paulo Vizinho e Nei Lopes). No ano seguinte, pela gravadora Philips, Agepê interpretou "Água de poço" (c/ Odibar). Beth Carvalho regravou "Firme e forte", no LP "Ao vivo", e Marquinhos Satã interpretou "Quás, quás, quás (pinico)", em disco lançado pela gravadora Ariola.

No ano de 1992, em seu LP "Pulsa coração", Alcione incluiu "Amor rola na cama" (c/ Odibar).
Sua composição "Hoje é dia de festa" deu título ao disco de Zeca Pagodinho em 1997, lançado pela PolyGram. Em 1999, Leci Brandão interpretou "Jeito cigano", de Efson em parceria com Odibar. No ano seguinte, Zeca Pagodinho, no CD "Água da minha sede, interpretou" a composição "Cabocla Jurema", parceria com Nei Lopes. No ano de 2001, participou do CD coletânea "Quintal do Pagodinho", disco produzido por Rildo Hora e idealizado por Zeca Pagodinho. O CD, lançado pela Universal Music, foi gravado ao vivo no sítio de Zeca Pagodinho em Xerém, no Rio de Janeiro e contou com a participação de vários compositores, muitos deles gravados por Zeca Pagodinho, entre eles: Barberinho do Jacarezinho, Luiz Grande, Dunga, Zé Roberto, Maurição, Carlos Roberto, Octacílio da Mangueira, Jorge Macarrão, Luizinho Toblow, Leandro Dimenor, Rixxah, Alamir, Bidubi e Wilson das Neves. Neste disco, Efson interpretou "Carreiro sanfoneiro", parceria com Nei Lopes.

No ano de 2003 Beth Carvalho, acompanhada do conjunto Quinteto em Branco e Preto, gravou o CD "Pagode de mesa 2 ao vivo", disco no qual incluiu de sua autoria "Firme e forte", em parceria com Nei Lopes. Em 2008 lançou o CD "Negro sim senhor" no qual gravou 15 composições, entre as quais 11 delas feitas em parceria com Odibar: "Brilha pra mim", "Meu tantan", "Acidental", "Bem que o Tom dizia", "Ligeira impressão", "Jeito cigano", "Caçamba", "Forró tem coisa", "Pop sertão", "Upa lá lá" e "Pra rezar". As outras composições incluídas no discos foram "Buxixo em Madureria" (c/ Ana Maria), "Hoje é dia de festa", "Essa é do peru" e a faixa-título "Negro sim senhor", em parceria com Marquinhos PQD e Franco. O disco contou com arranjos de Paulão Sete Cordas (violão de sete cordas), Cláudio Jorge (violão de seis cordas), Carlinho Sete Cordas (violão de sete cordas) e Alceu Maia (cavaco), além de participações de músicos como Roberto Marques (trombone), Paulinho Galeto (cavaco), Eduardo Neves e Dirceu Leite (saxes) e Darcy de Paula.

Foi pratista da escola de samba Renascer de Jacarepaguá, antigo bloco carnavalesco Bafo do Bode do qual foi um dos fundadores. Entre seus vários sucessos estão "Hoje eu vou querer", com o qual o Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos desfilou e "Caçamba" (c/ Odibar), interpretada pelo grupo Molejo. Entre seus interpretes também consta Jorge Aragão na composição "Brilha pra mim", em parceria com Odibar. Teve sua composição "Quem passa vai parar" (c/ Carlito Cavalcanti e Marquinhos PQD) gravada por Zeca Pagodinho no disco "Vida da minha vida". Em 2011 apresentou-se no Ponto de Cultura Engenho, Arte e Folia, no Engenho de Dentro, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Este evento também contou com a participação do bloco Loucura Suburbana (criado em 2001 e entre cujos brincantes fazem parte pacientes psiquiátricos do Instituto Municipal Nise da Sllveira).

2 comentários:

  1. Legal saber da história dessa sambista, conheci no DVD quintas do Zeca, perfeito!! parabéns pela pesquisa.

    ResponderExcluir
  2. Cantava com alegria ,fazia musica também com alegria .Pouco badalado pela mídia mas reconhecido pelos bambas .QUE DEUS ABENÇOE A SUA CHEGADA.
    Gilberto Lima e Soza

    ResponderExcluir